terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Cinema Vai à Mesa

Quer se deliciar, literalmente, com um ótimo livro?
O crítico de cinema Rubens Ewald Filho e a jornalista Nilu Lebert lançaram recentemente o livro “O Cinema Vai à Mesa“, com comentários sobre 27 filmes e suas receitas. Os autores chamaram 20 chefs estrelados para executar os pratos dos longas. O resultado é um cardápio com a baiana moqueca de siri mole de Vadinho, em “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, as entradas apimentadas servidas em “Casamento Grego“, os main-course do clássico “A Festa de Babette” e até a cozinha rock de “Maria Antonieta“.














Assista ao vídeo de lançamento do livro, com entrevistas:




Quindim – Dona Flor e Seus Dois Maridos (Bruno Barreto, 1976)*

Chef Waldete Tristão

Ingredientes

• 1 prato fundo de açúcar
• 1 prato fundo de coco fresco e ralado
• 11 gemas e 1 ovo inteiro
• 1 colher (sopa) de manteiga sem sal gelada em pedacinhos
• 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

Misture o açúcar com o coco, adicione o ovo, as gemas, a baunilha e a manteiga. Misture muito bem. Deixe descansar coberto, em lugar fresco, por, no mínimo, seis horas. Unte uma assadeira (ou várias fôrmas pequenas) com manteiga, coloque uma camada de açúcar e, em seguida, a massa do quindim. Leve ao forno quente em banho-maria por 1 hora, mantendo o quindim coberto com papel-alumínio. Retire o papel, deixe mais 10/15 minutos no forno e retire quando, ao espetar um palito, este saia limpo. Espere esfriar e desenforme.
Fontes:
O Estado de São Paulo
Boa leitura!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ajude Sue

Divirta-se com esse jogo de cozinhar.
Para jogar, basta clicar aqui!

Jogo de cozinhar para jogar online. Vamos ajudar a Sue a preparar um delicioso prato no seu restaurante para servir aos clientes e deixá-los satisfeitos.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Super Size Me – A dieta do palhaço (2004)

(EUA, 2004,100min.) Dirigido, produzido, escrito e estrelado por Morgan Spurlock.
Produção independente, Super Size Me, mostra o que acontece quando uma pessoa saudável (no caso, o próprio diretor) passa 30 dias comendo apenas e tão somente em McDonald´s.

Ganho de 11kg de peso, problemas no rins, fadiga, colesterol, são apenas alguns dos vários sintomas acumulados durante esse curto período.

Mostra também todas as ferramentas que o McDonald´s usa para seduzir as crianças, através do uso de comerciais de TV, brinquedos e até desenhos animados.

O documentário foi feito com uma verba minúscula e se tornou um dos bem sucedidos no nosso século.É divertidíssimo, ótimo para se apresentar numa sala de aula. Com certeza, mudará muito sua impressão dessa gigantesca rede de fast food.
(Sinopse original do docverdade)

Torrent (novo!) - Legendas pt-br(corrigido) - Subtítulos spa

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Mundo segundo a Monsanto – Le monde selon Monsanto (2008)



(França, 2008, 108min. - Direção Marie-Monique Robin)

Documentário que aborda a maneira como uma grande empresa consegue enganar a população mundial, através da mídia e da corrupção dos governos, inserindo seus produtos tóxicos no mercado alimentício, colocando a saúde de milhões de pessoas em risco, contaminando o meio-ambiente, provocando a migração do campo para a cidade, concentrando muito poder na mãos de poucos.

Hoje mais de 90% do mercado de sementes transgênicas pertence à Monsanto.
Vários produtos da empresa foram proibidos na Europa e Canadá.
Depois de assisti-lo, você nunca mais comerá um transgênico da mesma forma...
(Sinopse original do docverdade)


Download via Megaupload - legendas pt-br para a versão da TV Arte

Rapidshare : 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9

Torrent

Legendas para a versão que só tem o documentário em si.
Legendas docverdade pt-br - Subtítulos spa

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A Carne é fraca

(Brasil, 50min, Produzido por Inst. Nina Rosa)

Apesar da capa ser grotesca, o vídeo é singelo, vale muito a pena conferir.

Pra quilo de carne produzida são necessários mais de 15.000 litros de água. A produção de carne é principal emissora de gás metano na atmosfera e de dejetos na água.
Os métodos de criação são cruéis e insalubres e se utilizam de hormônios, antibióticos e agrotóxicos que afetam a saúde humana.

A pecuária brasileira foi responsável pelo desmatamento da Mata Atlântica, das matas nordestinas em quase sua totalidade e que do atual desmatamento da Amazônia, e que esse desmatamento é responsável por enorme parte das emissões de CO2 e gases estufa no planeta.

A pecuária hoje é responsável pela maior parte da degradação ambiental hoje no Brasil e só é um negócio lucrativo por não se levar em conta os prejuízos internalizados pelo meio-ambiente e para a sociedade. A pecuária brasileira é um modelo que gera desemprego, que estimula a concentração de terra e poder.

Criou-se o mito que sem carne não há proteína. O documentário desfaz com a mentira, mostrando que o arroz, que é um dos cereais com menos proteínas, possui a quantidade necessária diária para a saúde humana.
(Sinopse original do docverdade)

Rapidshare (juntar usando o winrar): parte1 - parte2 - parte3 - parte4

Youtube: Parte1 - parte2

Torrent - Subtítulos Español (spa)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Terráqueos - Earthlings (2005)

(EUA, 2005, 95min. Direção: Shaun Monson)

Vale a pena postar um documentário que exija dos humanos, o respeito pelos outros animais, quando nem mesmo respeitamos a própria humanidade?
Mas assim como esperamos a evolução na mentalidade humana no respeito aos seus semelhantes, esperamos que ela atinja um grau tal de evolução, que passe a respeitar também todas as espécies dotadas de sentidos desse planeta.
“Se todos os criadouros do mundo fossem de paredes de vidro, seríamos todos vegetarianos.”
Earthlings mostra a realidade cruel a que são submetidos os animais que nos alimentam, nos vestem e nos divertem. E compara nosso descaso com os animais com o nazismo, o sexismo e o racismo... "especismo" é o termo utilizado para isso.
Quando compramos carne, estamos pactuando com esse sistema perverso.
Não espere um documentário singelo, como “A carne é fraca”.
(Sinopse original do docverdade)

Trailer Youtube - Torrent - Legendas pt-br - Subtítulos spa
ou

Megaupload (filme + legendas pt-br) (agradecimentos a almascorsarias.blogspot.com)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Alimentação e beleza

Que tal melhorar o seu visual e de quebra se alimentar com qualidade?

Na busca por uma pele bonita, cabelos mais hidratados e pelo corpo tão sonhado, homens e mulheres fazem crescer o mercado da beleza, os produtos desse meio são tantos que as pessoas até se perdem em meio a eles.
No entanto, deve-se destacar que não basta só utilizar esses produtos. A alimentação tem forte e decisiva participação nesta caminhada rumo à beleza saudável. O segredo de um corpo belo e saudável está na escolha da dieta, ou seja, dos alimentos que comemos.

Frutos do mar para a pele que descama
A causa pode ser carência de zinco (encontrado em frutos do mar e carne vermelha) ou das vitaminas C e E. Coma todos os dias vegetais verde-escuros, como couve, agrião, rúcula e escarola (fontes de vitamina C), um punhado de castanhas e tempere a salada com azeite extravirgem (fontes de vitamina E). Aproveite também para consumir sem culpa vitamina A (cenoura, mamão, tomate, manga e abóbora) e a D (queijo branco e iogurte desnatado), que ajudam a manter a pele viçosa. Uma dica valiosa é tomar 10 minutos de sol diariamente, de preferência antes das 10 horas e depois das 16 horas.
Aí vão algumas dicas:

Soja contra pés e calcanhares rachados
O problema é um alerta do corpo de que há aumento de fungos. Para combatê-los, coma alimentos ricos em biotina (vitamina H), como fígado, soja (grão, tofu, missô ou proteína texturizada) e gema de ovo. A vitamina também é produzida pelas bactérias do bem que se alojam no intestino. Sua carência está ligada à furunculose, seborréia, eczema e aumento dos fungos no corpo. Para dar uma forcinha à hidratação da pele nessa região, não se esqueça ainda de massagear os pés com óleo de linhaça.

Castanha para vasinhos
Varizes e vasinhos podem indicar deficiências nutricionais ou congestão do fígado. Reforce as doses de vitamina E, presente nas castanhas, abacate e amêndoas. Como são ricos em selênio, importante antioxidante, esses alimentos diminuem o colesterol ruim e melhoram a circulação sanguínea. Evite roupas apertadas, faça muito exercício e dê adeus ao cigarro.

Sementes para unhas quebradiças
Quando elas estão quebradiças ou esbranquiçadas, é um alerta do organismo para carência de cálcio, zinco e magnésio. Recorra a sementes de abóbora e girassol (sem casca) e a brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras, feijões, cereais integrais. Boas fontes desses minerais, eles fortalecem as unhas e as deixam mais bonitas e resistentes.

Melancia contra a gordura localizada
O problema pode ser hereditário ou conseqüência de hormônios desregulados, sedentarismo ou aumento de peso. Para combatê-la, reforce a alimentação com melancia e abacaxi: diuréticas, essas frutas ajudam a eliminar as toxinas do organismo. Invista também em verduras, cereais integrais e muita água. Aumentando a ingestão de fibras, o intestino funciona melhor e a saciedade aumenta. Fuja de fritura, pão e arroz brancos, pratos gordurosos, refrigerante e doce, alimentos para os adipócitos, as malignas células de gordura que, nas mulheres, tendem a se concentrar nos quadris e abdômen. Evite o sal, que retém líquidos e causa inchaço.

Rúcula contra lábios rachados
Sabe aquelas fissuras ao redor dos lábios ou no canto da boca? São conseqüência da falta de vitamina B2. Recorra aos vegetais de folhas verde-escuras (rúcula, almeirão, couve, escarola), amêndoa crua e gérmen de trigo.

Salmão contra flacidez
As causas podem ser herança genética, falta de exercício, excesso de peso e até má postura. Exercitar-se é fundamental – e a boa notícia é que existem alimentos que podem dar uma forcinha. Aposte em uma dieta rica em proteína magra para estimular a produção de colágeno: atum, salmão, ovo, peito de peru ou frango, queijo cottage, iogurte desnatado. Mas evite bacon, presunto e manteiga, que são ricos em gordura de origem animal e aumentam o colesterol ruim, entopem as artérias e prejudicam a circulação. Conseqüência: retenção de líquido e acúmulo de gordura e flacidez nos quadris e abdômen.

Chá de bardana contra a celulite
A retenção de líquido, as alterações hormonais, a vida sedentária e a alimentação inadequada podem desencadear ou agravar o problema. Para amenizá-lo, diminua sal (que retém líquido e causa inchaço), gordura, açúcar, café e álcool (que intoxicam o organismo). Abuse da água, sucos e chás desintoxicantes, como o de bardana (raiz encontrada nas feiras). Aumente a ingestão de pão e macarrão integrais, aveia, farelo de trigo, frutas com casca e bagaço. Ricos em fibras, eles diminuem o colesterol, aumentam a saciedade, melhoram o funcionamento intestinal e varrem as toxinas do organismo.

Ovo para um cabelo bonito
Como os fios são formados basicamente de proteína (queratina), para mantê-los saudáveis é importante ingerir boas fontes protéicas: ovo, carne magra, iogurte desnatado, queijo branco, leguminosas (feijão, soja) e grãos integrais. Se estiver perdendo cabelo, as causas podem ser hormonais ou falta de ferro, cálcio, potássio e vitamina B6. Contra-ataque com fontes desses nutrientes: brócolis, nozes, feijão, banana e aveia. Para deixá-los bonitos e brilhantes, recorra aos sais minerais contidos nas algas e às proteínas dos brotos, cereais e sementes. Corpo enxuto? coma mais frutas

Fonte: Boa forma

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Alimentação Sustentável - Multimistura

(Brasil, 35min, Produção: Fundação Banco do Brasil)

Salve vidas aprendendo como fazer um dos mais reconhecidos complementos alimentares do mundo, a Multimistura!

Documentário essencial para quem trabalha com creches, centros comunitários, organizações que lutam contra a desnutrição e as doenças; e também para qualquer pessoa de qualquer faixa etária e de qualquer lugar do planeta, que queira se alimentar melhor.

Apesar de curto, o documentário é dividido em 5 partes:

1- Saúde na Alimentação
Mostra que "fome oculta" (quantidade e pouca qualidade) está mais ligada à cultura do que à falta de alimentos. Comendo alimentos de qualidade, em vez da alimentação pobre industrializada, se pode economizar 30% do orçamento familiar.
Os alimentos para os grandes centros urbanos geralmente vem da monocultura,que traz o seguintes prejuízos: êxodo rural, pouca variedade de alimentos, uso de sementes manipuladas geneticamente, empobrecimento e contaminação dos alimentos, do solo e da água, sem falar no desperdício no transporte e armazenagem, que é responsável pela perda de 40% de tudo o que se produz.

2- A Multimistura
A dra. Clara Brandão, nutróloga e pediatra, pesquisou anos a fio até descobrir componentes hiper-nutritivos, baratos e eficientes. Se tornou o pesadelo das farmacêuticas e planos de saúde, tanto é que há um Lobby imenso das mesmas para tentar proibir sua ação no Brasil. Veja o maravilhoso caso do Centro Comunitário da Criança, que vivia com o problema da desnutrição, e que depois da multimistura, além de ter suas crianças extremamente saudáveis, gera renda com a venda da mesma.
Na palestra da nutróloga em que o docverdade esteve presente, viemos a saber que o programa Multimistura está sendo aplicado em estados do Brasil, em dezenas e dezenas de países da África, Ásia e América Latina, acabando com casos extremos de quase morte por desnutrição à vida saudável e sem cáries. Clara Brandão recebeu vários prêmios internacionais, inclusive da Unesco.

3- Como fazer a Multimistura
Pó de Folhas verdes escuras (mandioca, batata-doce, abóbora, hortelã ou chuchu, etc.), Farelo de trigo, farelo de arroz, pó de sementes (de gergelim, girasol, melão ou abóbora) são os ingredientes da Multimistura. Essa parte ensina passo-a-passo a como preparar cada ingrediente, mostrando também a quantidade de nutrientes de cada um (ex.: a folha da mandioca contém 180 vezes mais vitamina A que o leite, as folhas da abóbora contém 4 vezes mais cálcio)

4- Aproveitamento Alimentar
Nas cascas, talos, folhas e sementes é onde estão as principais fontes de nutrientes. Saiba como utilizar.

5- Hortas Perenes
As plantações nativas de cada região quase sempre são as mais saudáveis e muito resistentes, de fácil reprodução e plantação, menos sujeitas às pragas e consequentemente menos dependentes de insumos químicos.
(Sinopse original do docverdade)

Site: http://www.multimistura.org.br/

Download via megaupload: Alimentação sustentável

Torrent

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

We feed the World (2005)

(Austria, 2005, 96 min - Direção:Erwin Wagenhofer)
Você sabia que a quantidade de pães não vendidos jogados ao lixo em Viena é suficiente para alimentar a segunda maior cidade da Áustria?
Que 4/5 do trigo da Suíça vem da Índia, onde há 200 milhões de pessoas subnutridas?
Que agricultores de muitos países de terceiro mundo estão abandonando a terra devido à concorrência dos produtos subvencionados da Europa e EUA?
Que as grandes corporações estão cada vez mais dominando o mercado mundial de sementes e alimentos, colocando em risco a soberania alimentar da maioria dos países?
Quais a consequências da globalização nos alimentos da população mundial?
Já pensou que a fome no mundo pode estar relacionada diretamente na nossa forma de consumo?
(Comentário original: docverdade)
Torrent - legendas pt-br

Agradecimentos ao Making-off pelas legendas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Futuro da Comida - The future of the food (2004)

(EUA, 2004, 56 min. direção:Deborah Koons)

Sinopse (do Núcleo de Alimentação e Saúde Germinal):
O filme faz uma profunda investigação sobre a perturbadora verdade por trás do não identificado, patenteado, dos alimentos geneticamente manipulados que tem preenchido calmamente as prateleiras dos mercados dos EUA na última década.

A partir da pradarias de Saskatchewan, no Canadá até os campos de Oaxaca, México, este filme dá voz aos agricultores cujas vidas e meios de subsistência foram negativamente afetados por esta nova tecnologia. As implicações para a saúde, as políticas governamentais e impulso a globalização fazem parte da razão pela qual muitas pessoas estão alarmadas com a introdução de culturas geneticamente modificadas no nosso abastecimento alimentar. “O Futuro da Comida” examina a complexa teia de mercado e as forças políticas que estão a mudar aquilo que comemos como grandes empresas multinacionais procuram controlar o sistema mundial de
alimentos.

O filme também explora alternativas para a agricultura industrial em larga escala, colocando a agricultura agroecológica e sustentável como soluções reais para a crise agrícola hoje.

Assistir agora (Audio em espanhol spa)

Torrent download - Legendas -pt-bt Subtítulos spa

Agradecimentos a Thiago Lopes que, aproveitando a oportunidade, possui um excelente blog de sustentabilidade

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Doce Miséria: Um Mundo Envenenado - Sweet Misery - A Poisoned World (2004)


(EUA, 2004, 90 min - Direção: Cori Brackett, JT Waldron)

Estudos do "New England Journal of Medicine" mostram um enorme aumento nos casos de câncer cerebral, fibromialgia, lupus, depressão, esclerose múltipla, transtornos bipolares e outras desordens neurológicas, etc.. O aumento dramático dos casos coincidem com a introdução de um novo alimento no mercado mundial: O Aspartame. De acordo com especialistas, 10% dos componentes da molécula do aspartame, dependendo da ingestão, se transformam em metanol, extremamente venenoso, a molécula é ainda formada por mais dois componentes nocivos.

De acordo com o neurocirurgião Russell Blaylock, a maioria das pessoas que consomem frequentemente o aspartame terá algum dos 92 sintomas, dentre eles, enxaquecas, mudança de humor, náusea, mudança na visão, perda de memória, insônia, arritmia cardíaca, dificuldades respiratórias, etc.. A produção de serotonina é drasticamente afetada pelo consumo deste produto.

O documentário mostra também que os estudos científicos patrocinados pelas próprias empresas e o FDA escondiam os efeitos devastadores do aspartame.
O filme acaba também tocando no caso do glutamato monossódico (relaçador de sabor) - aqui, popularmente conhecido como Aji-no-Moto, também presentes em boa parte das comidas instantâneas - dizendo que também tem efeitos horríveis no cérebro.

A natureza nos adaptou para os alimentos orgânicos, foram milênios até que isso chegasse ao que somos.O aspartame não é um alimento natural, é químico.
(comentários originais: docverdade)

veja no Google video

ou baixe:
Torrent - Subtítulos español spa - Legendas pt-po

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Alimento é Importante - Food Matters (2008)

(EUA, 2008, 78 min.- Direção: James Colquhoun e Carlo Ledesma)

Excelente, fundamental e imperdível!!!
O melhor documentário de saúde e alimentação postado até hoje aqui no docverdade. Altamente indicado para os pacientes de câncer, depressão e outras doenças crônicas, assim como para qualquer pessoa que queira ter uma vida saudável. O filme confronta a medicinal tradicional com a ortomolecular, a medicina baseada na nutrição. Mostra quão equivocada está a nossa maneira de tratar as doenças.

O filme também mostra o ciclo vicioso da agricultura extensiva, que acaba com os nutrientes do solo, formando plantas mais frágeis aos ataques de pestes, que acaba levando a aplicação de pesticidas, que as contaminam, que acabam envenenando quem as come, que se tornará mais fraco e buscará medicamentos. A perda de nutrientes pelo envelhecimento da comida através do transporte e pela própria carência de minerais do solo e o processo de cozimento dessa comida, que acaba com os elementos essenciais para a vida, contribui ainda mais para esse terrível quadro nutricional.

Você sabia que 70% dos pacientes de qualquer estágio de câncer tratados com quimioterapia, radiação ou cirurgia morrem em menos de 5 anos? E que mais da metade dos pacientes em estado avançado de câncer tratados com vitaminas e com alimentação baseadas muitos vegetais crus sobrevivem?

Nessa história, os únicos que ganham são as indústrias químicas e farmacêuticas, que contam com a desinformação da sociedade.
(Comentário original: Docverdade)

“As pessoas precisam de informação e não de medicação”

Download:
Torrent (TPB) - Legendas docverdade pt-br
Agradecimentos a Monica W.

Vegetarianos


Feche seus olhos. Imagine um mundo onde sem os deliciosos pratos que são preparados com carne. Imaginou? Eu, sinceramente, não! Para mim é algo inimaginável, mas para muitos seria a visão do paraíso. Os vegetarianos estão entre nós, e devemos saber reconhece-los para não passar por situações desagradáveis, como levar um fora de uma mulher por convidá-la para ir a uma churrascaria sem saber que ela é vegetariana.


O vegetariano, pessoa que elimina de seu cardápio o consumo de carne, faz essa opção por diversos fatores, que vão, desde a escolha por uma vida mais saudável, até por compaixão pelos animais.
Há inúmeros benefícios para quem opta por esse estilo de dieta, tais como: controle de peso, redução do risco de doença do coração, melhora a disposição física e energia e muitas outras vantagens. No entanto, infelizmente, eu não consigo viver sem minha amada carne. É um amor muito forte!

Assita ao vídeo “Razões para ser vegetariano”:



O vegetarianismo se classifica em mais de uma subdivisão, que é determinada de acordo com o grau de restrição ao consumo de alimentos:
- Ovo-lacto-vegetarianos são pessoas que consomem ovos, leite e derivados.
- Lacto-vegetarianos consomem leite e derivados.
- Vegans ou vegetarinos puros não consomem nenhum produto que tenha origem animal. E isso se estende as roupas, pois, se negam a usar peças de lã, couro ou cosméticos que contenham ligações com animais.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Salad Dodger

















Jogo dos Hamburgueres

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Food, Inc. - Comida, S.A. (2008)



(EUA, 2008, 94min - Direção: Robert Kenner)

Se você ainda acredita nas imagens das belas fazendas estampadas nas embalagens da comida que você compra nos supermercados, assista a esse filme.
Um número reduzido de poderosas corporações está dominando quase todo o mercado americano de comidas. E sendo corporações, a visão sobre o assunto é lucro e não saúde. Talvez seja por isso que a maioria dos diretores dos órgãos de controle nos EUA seja ex-funcionários de grandes empresas.
Veja como isso se reflete na qualidade dos produtos que ingerimos, veja como estão mudando a criação desses animais e como estão mudando esses próprios animais. Conheça os riscos para as pessoas e para o planeta.
Para qualquer um que busque qualidade de vida e saúde, sugerimos assistir a esse documentário.
(Comentários: Docverdade)


Trailer

Download
Torrent + Legendas (corrigido)


Legendas pt-po

Agradecimentos a Alexandra Peixoto pela sugestão.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Neste Chão Tudo Dá - Semeando Conhecimento e Colhendo Resultados (2008)


(Brasil, 2008, 22 min - Direção: Felipe Pasini)

Produção de alimentos aliada à sustentabilidade da fauna e flora, à inclusão social do camponês, à emancipação econômica, à variedade das espécies vegetais, sem uso de defensivos ou adubos químicos, pode ser possível?
Descubra a policultura da Agrofloresta;
Veja esse curto documentário e testemunhe o conhecimento, que vem se disseminando na Bahia entre os pequenos agricultores, tão valioso que pode mudar o destino da produção de alimentos, caso a humanidade acorde para a questão.
(docverdade)

Comentários do nosso internauta Thiago Lopes:
O Documentário mostra iniciativas simples e que dão certo no campo rural. A estreita ligação da zona rural com a urbana é evidente. Se o campo não planta a cidade não come e como sabemos (através de inúmeras pesquisas) a agricultura familiar é o que sustenta os supermercados das cidades e não os grandes latifúndios com monoculturas, que em sua maioria são mercadorias de exportação (soja para gado europeu, suco de laranja para o mundo, etc).
Com a revolução verde, o campo foi se endividando e as condições de trabalho dos agricultores foi ficando cada vez mais insalubres e degradantes. A auto-estima do pequeno agricultor, que não consegue mais sobreviver como antes, cai e acontece o êxodo rural.
As cidades superlotam e o Estado burocrático e corrupto não da condições mínimas e dignas para essa população crescente nas cidades.
Este documentário tenta mostrar o que de bom pode ser feito no campo para mudar isso. A valorização do conhecimento antigo do agricultor com os saberes reunidos pelo pesquisador e agricultor Ernst Gotsch mostra um novo horizonte para o mundo rural brasileiro de hoje. A agrofloresta se mostra como uma excelente alternativa de criação de recursos, revalorização do agricultor, novas relações com a cidade e abundância de alimentos e saúde.



Youtube parte 1 Youtube parte2

Neste chão tudo dá - Semeando Conhecimento e Colhendo Resultados (2008)