segunda-feira, 19 de abril de 2010

O futuro da cozinha

O futuro da cozinha

outubro 11, 2007

Flinstones

Microondas e geladeira já tiveram seus dias de glória. Sinônimos de avanços tecnológicos, agora, são itens secundários no cenário futurista que está se tornando a cozinha de nossos lares. Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology – MIT – estão trabalhando no desenvolvimento de uma cozinha do futuro que consegue a interação entre o usuário e o sistema de cozinha que se diz inteligente.

O projeto tem como proposta inventar uma barra de cozinha capaz de propor receitas deliciosas, expor imagens que atraiam, emitir música, e exibir vídeos que servirão como aulas para os pretenderem cozinhar e não souberem. Além disso, ali se encontraria informação divertida e interessante. Com tudo isso dá até para fazer inveja na cozinha dos Flinstones.

Alguns outros avanços para sistemas de cozinha para o futuro apontam para que o local seja repleto de tecnologia avançada, capaz de realizar todas as tarefas de cozinha imagináveis, sem requerer muito do cozinheiro. No entanto, o objetivo deste novo sistema é suscitar o interesse dos usuários e fazer que sua participação ativa na elaboração de pratos seja proveitosa.

kitchen-robot1_12.jpgroborobo


Outras novidades para a cozinha:

Ovo cozido à luz.

Fogão à luz solar.

Mão artificial para culinária.

Cheirador de carne.

Óleo de cozinha vira Biodiesel.

Cozinha em um cilindro.

Nunca maltrate um garçon

Veja o vídeo:



Nunca maltrate quem prepara sua comida, fica a dica...

terça-feira, 6 de abril de 2010

Festas juninas e sua rica culinária

Pula a fogueira iaiá
Pula a fogueira ioiô
Cuidado para não se queimar
Pois essa fogueira já queimou o meu amor
Comemore sua festa junina, mas não deixe mais nada queimar, principalmente as delícias desse maravilhoso período do ano!

Há muitas explicações para o termo festa junina. Destacam-se uma que diz que o surgimento foi em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. E, outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. As festas juninas giram em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro.

As festas juninas são mais um exemplo da miscigenação cultural brasileira. Com o passar do tempo, os costumes foram se misturando aos aspectos culturais dos brasileiros indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Assista ao vídeo sobre a culinária e os pratos típicos das festas juninas nordestinas:



Clique no link embaixo da foto do prato escolhido e aprenda a receita:


Arroz doce


Amendoim doce


Bolo de fubá


Cocada


Canjica


Maçã do amor


Paçoca


Pé-de-moleque


Vinho quente